domingo, 27 de abril de 2008

Revolução Nicaraguense

Revolução da Nicarágua



Pré-Revolução

A História da Revolução da Nicarágua, em seu início, se confunde com a vida do general-guerrilheiro Augusto César Sandino.
Influenciado pelas greves de princípios nacionalistas, Sandino aprendia sobre o que é defender uma nação em sua viajem pelo México.


Situação político-social

De volta em 1926, começou a trabalhar numa fazenda de donos estadudinenses, onde começou a regimentar pessoal para o movimento revolucionário. Sua principal visão era a divisão de terras e riquezas por todos os nicaragüenses e expulsão dos fuzileiros americanos de terras nicaragüenses. A Nicarágua encontrava-se nas mãos americanas, com regalias cedidas a eles. A ajuda dos fuzileiros na independência da Nicarágua, fizeram-os achar que haveriam regalias e que terras nicaragüenses eram terras amigas.


Revolução

A guerra era inevitável, acontecendo e se enquadrando em fugas para as montanhas antecedidas de ataques surpresas, numa espécie de “guerrilha”, quando os americanos concordaram sair do país mediante rearranjos no poder político. Acontecendo isso em 1933, foi montada a Guarda Nacional que foi treinada pelos os mesmos estadudinenses que saíram da Nicarágua. A Guarda Nacional tinha como chefe Anastázio Somoza, o mesmo responsável por assassinar em 1934 Augusto César Sandino, numa emboscada.
Em 1936 Somoza dá um golpe e assume o poder na Nicarágua dando início a Dinastia Somoza que vai até 1979.
Após anos de ditadura Somoza, 1960 é reaceso o sonho Sandinista. Influenciada claramente pela Revolução cubana de 1959, a FSLN (Frente Sandinista de Libertação Nacional) que veio a fazer frente com o Partido Conservador que era totalmente pró-im perialismo americano.
Este momento foi marcado pelo aspecto de conscientização da população (também estudantes e intelectuais) que se reuniram em sindicatos; a JPN (Juventude Patriótica Nicaragüense) foi formada. Em 1967 a FSLN se tornou o principal canal do povo na luta armada contra o Somozismo.
O governo de Somoza enfraquecia-se progressivamente, quando 1978 o jornalista Pedro Chamorro que comandava o maior jornal do país em oposição ao regime foi assassinado amando de Anastázio. Os EUA tiraram seu apoio, houve uma insurreição popular que levou uma junta provisória ao poder. Em 1984 foram feitas as primeiras eleições livres depois da vitória da revolução, vencendo Daniel Ortega, líder da FSLN.
A FSLN conseguiu uma administração, nos seus 11 anos no poder, de verdadeiro socialismo: de 52% abaixou-se para 12% da população analfabeta. Conseguiu-se se evidenciar uma reforma agrária; a educação fortificou-se a vinda de professores da França, Alemanha.


Permanências

Somoza fugiu e foi assassinado no Paraguai. A Guarda Nacional que fora expulsa do país, se armou e se agrupou em Honduras com apoio e treinamento americano e argentino. Os “Contra” foram responsáveis por uma guerra contra-revolucionária que deixou mais de 50 mil vítimas e desgastou os sandinistas minando seus portos e em ataques relâmpagos. Em 1990 os sandinistas foram derrotados nas urnas, Violeta Chamorro, mulher do jornalista assassinado assim ia ao poder, dando fim à hegemonia sandinista.


Referências:
OLIC, Nélson Bacic. Geopolítica da América Latina. São Paulo: Moderna, 1992.
BRUIT, Héctor H. Revoluções na América Latina. São Paulo: Atual, 1988.
PRADO, Maria Ligia. A formação das nações latino-americanas. São Paulo: Atual, 1987.
SADER, Emir. Socialismo na América Latina. São Paul o: Atual, 1992.

Os vários periodos ditatoriais no Chile

Ditaduras no Chile

· Após a independência em 1818, o poder no Chile foi exercido por meios ditatoriais.

· No ano de 1891, em decorrência de divergências políticas, atuações reformistas,e conflitos entre facções políticas da elite, foi instalado no Chile uma República parlamentar, que duraria até 1925.

· Nos anos de 1920, ditaduras e reformismos predominaram nos governos chilenos.

· Até o final da Segunda Guerra Mundial destacaram-se no Chile governos de frente popular, que reunia liberais, comunistas e socialistas.

· Em 1947, com o início da Guerra Fria, o governo do presidente Gonzáles Videla, rompeu com a URSS, expulsou membros comunistas do congresso e baniu o partido comunista.

· Em 1952, os conservadores retornaram ao governo, vencendo eleições presidenciais. Foram derrotados em 1964 por Eduardo Frei, do Partido Democrata Cristão(PDC).

· No final dos anos 1960, os opositores de esquerda (comunistas, socialista, democratas) estavam reunidos na Frente de Ação Popular, enquanto o governo do PDC congregava o apoio dos grandes proprietários rurais e empresários urbanos.

· Nas eleições de 1970, os opositores formaram a União Popular e conseguiu eleger seu candidato à presidência, o socialista Salvador Allende. Suas iniciativas esbarraram nos interesses das poderosas elites nacionais, que apoiadas pelos Eua elas atuaram para desestabilizar o governo de Allende até a sua derrubada.

· Em 11 de setembro de 1973, o general Augusto Pinochet, depõe o presidente Salvador Allende, num violento golpe militar.

· O governo ditatorial de Pinochet, dissolveu os partidos políticos , implantando forte repressão, com tortura e assassinato aos opositores, tendo como resultado dessas ações milhares de mortes. O apoio norte-americano e inglês, aliada a política econômica neoliberal adotada por Pinochet, propiciou um elevado crescimento das taxas econômicas.

· Em 1980, Pinochet, através de um plebiscito conseguiu aprovar uma nova Constituição, que prolongava por dez anos o seu mandato. A popularidade de Pinochet se baseava na economia.

· A partir de 1983, no entanto, Pinochet começou a enfrentar as “jornadas de protesto”

· No dia 7 de setembro de 1986, o ditador escapou ileso de um atentado promovido pela Frente Patriótica Manuel Rodríguez (FPMR) .

· Diante do aumento da pressão o general foi obrigado a iniciar a transição para a democracia.Ainda tentado manter-se no poder, é realizado uma consulta popular em 1988, para se dizer se o povo ainda o queria no poder por mais dez anos. Porém ele é derrotado.

· No ano seguinte, seu candidato, Hernán Bucchi, perde as eleições presidenciais para o democrata cristão Patrício Aylwin .

Ditadura de Pinochet.

Com a eleição do primeiro presidente socialista no mundo ocidental, foi instalada uma preocupação principalmente por parte do EUA que em plena guerra fria, tinha receios de que o Chile se tornasse uma “nova Cuba” na América Latina.


Em 4 de setembro de 1970, Salvador Allende foi transformado no primeiro presidente socialista eleito no ocidente. Seu governo teve muitos altos e baixos, principalmente no lado econômico.Em seus dois primeiros dois anos , o governo Allende devido a nacionalização da economia e outras políticas proporcionou um aumento incrível da economia do país, o Chile durante os primeiros anos do governo de Allende teve taxas de crescimento econômica de 7 % ao ano.Devido a política de nacionalização da economia o governo Allende gerou uma alta insatisfação por parte da contrariada elite conservadora. Porém esse crescimento deu lugar a um período de grande caos econômico, e social devido em parte ao Movimiento de Izquirda Revolucionário (MIR) e pela extrema direita vinculada aos americanos, tal caos gerou os condicionantes ao futuro golpe.


Dada a situação de crise,em 23 de agosto de 1973 o General Carlos Prats se demite. O presidente Allende então designa Augusto Pinochet para o cargo de Comandante do Exercito, com o pensamento de que seria ajudado a reverter a situação de crise.Porém no dia 11 de setembro, apoiado por 60 mil homens das forças armadas e 30 mil carabineros(a policia chilena). O novo homem de confiança de Allende, cerca e bombardeia o Palácio de La Moneda sede do governo.Vista a situação de que fora traído e estava prestes a morrer o Presidente Allende faz um declaração no rádio e na televisão para todo o Chile, foi a ultima vez que foi visto vivo, pois, este suicidou-se no palácio de La Moneda com um tiro na cabeça.


Três dias após o golpe militar Pinochet,mandou fechar o Congresso. No dia 30 de setembro,anunciou que a presidência da junta militar seria exercida sucessivamente pelos comandante da Armada, da Força Aérea e dos carabineiros. Contudo meses depois Pinochet foi neutralizando a influência de seus companheiros de golpe até que assumiu com pulso firme o governo. Em 20 de junho de 1974, autoproclamou-se chefe supremo da nação e, em 16 de dezembro, publicou um decreto que o transformou em presidente.


Para assegurar o poder Pinochet dissolveu os partidos políticos,estabeleceu a censura e instalou a carnificina.Em 15 de junho de 1974, foi ordenada a matança com a criação da Direção de Inteligência Nacional(DINA), a policia política encarregada de combater a subversão. Resultado das ações da Dina foram milhares de mortos. No intuito de levar a caçada aos partidários allendistas e comunistas a outros a paises ,Pinochet cria uma ligação com outros governos militares vizinhos para eliminar os ativistas de esquerda.União essa entre as ditaduras militares na América conheçida como “Operação Condor”.


Em 1980,a partir de um plebiscito,Pinochet consegue aprovar um nova Constituição na qual prolongaria por mais dez anos se mandato.Esse apoio popular se baseou no lado econômico, pois devido a sua política neoliberal , e também devido ao apoio norte americano, Pinochet conseguiu um crescimento de 7% ao ano no Chile.


A partir de 1983 o ditador se viu diante de uma onde de protestos,movimentos revolucionários de libertação,atentados. Em 1986 o ditador escapa ileso de um atentado realizado pelo Movimento de Esquerda Revolucionário, diante da pressão o ditador é obrigado a iniciar a transição para a democracia, mas não sem antes tentar ainda manter-se no poder, em 1988 é realizado uma consulta popular, no intuito de se escolher se o povo chileno iria querer que Pinochet ficasse como presidente por mais dez anos, Pinochet é derrotado. No ano de 1989 o candidato apoiado por Pinochet Hernán Bucchi é derrotado nas eleições presidenciais para o democrata cristão Patricio Aylwin.
Mesmo fora da presidência Pinochet não largou o poder,continuou como comandante do exército,e mesmo com vários processos contra ele, realizados pelos governos posteriores ao seu ,ele não foi condenado pelos seus crimes durante o seu período de ditador, pois, foi muitas vezes resguardado por leis e decretos que ele mesmo havia criado. O ditador ainda hoje é processado por vários crimes, mas ainda não foi condenado pois seus advogados alegam a sua demência.

A revolução Cubana e seus precedentes

Revolução de Cuba

A Independência de Cuba

Cuba apesar de ter sido uma das primeiras colônias espanholas na América, foi uma das últimas a conquistar sua independência em relação à Espanha. No final do século XIX, uma grande revolta popular exigia a independência de Cuba sob a liderança de José Martí; empresários dos E.U. A percebendo que uma mudança política em Cuba poderia trazer benefícios aos E.U. A decidiram ajudar os cubanos a conquistar a independência e declaram guerra à Espanha, que por ser na época um país decadente e lutar muito longe de casa não resistiu ao poderio militar americano e perdeu a guerra em 1898.


A presença dos E.U. A.


Após a derrota da Espanha, tropas americanas desembarcaram em Cuba para garantir a o novo governo independente, mas o novo governo de Cuba era formado por proprietários exportadores de açúcar e tabaco, ou seja, a elite cubana, como quase todo o comércio externo (importação e exportação) de Cuba era realizado com os EUA, o novo governo passou a facilitar todos os investimentos dos norte-americanos em Cuba. Nesse sentindo percebemos que os interesses da elite cubana estavam relacionados aos interesses dos empresários norte-americanos, o que acabava por tornar Cuba num lugar bom para se viver apenas para os dirigentes locais e não para a maior parte da população.
Quando um governante atrapalhava os interesses norte-americanos em Cuba, os E.U. A enviavam tropas para “restaurar a normalidade democrática” e colocar no poder um presidente cubano confiável.



A emenda Platt

Em 1901, um senador americano chamado Platt criou uma emenda para a constituição de Cuba, essa emenda determinava que os E.U. A tinha o direito de invadir Cuba a hora que quisessem para “normalizar a situação política”.


A ditadura de Fulgêncio Batista


Um dos homens de confiança dos E.UA foi o ditador Fulgêncio Batista, que em 1934 deu seu primeiro golpe de Estado, a partir de então passou a ser o homem forte do país, em 1952 percebendo que seria derrotado nas eleições presidenciais deu um novo golpe de Estado e tornou-se ditador.
Durante a ditadura de Fulgêncio a condição de vida do povo cubano (desemprego, camponeses pagando renda e vivendo sob ameaça de expulsão de suas terras, precária situação sanitária, entre outras mazelas que afetavam diretamente o povo) e o fato de quase toda a riqueza de Cuba estavam nas mãos de poucas famílias nativas e empresas norte-americanas instaladas no país, enquanto milhões de cubanos alimentavam-se mal, moravam em barracos e viviam de empregos temporários, incitou um grupo de jovens liderados por Fidel Castro, que nesse cenário marcado por intensa desigualdade social iniciou uma luta contra o ditador Fulgêncio Batista, como veremos a seguir.

A pequena notável

Cuba foi uma rica colônia espanhola, a primeira produtora mundial de açúcar e de tabaco. No final do século XIX, uma grande revolta popular alastrou se pela ilha, exigindo a independência nacional. Muitos cubanos consideravam-se humilhados pelas atitudes norte americana. Ou seja, cuba existia para que os nortes americanos ganhassem dinheiro e se divertissem.
Até que em 1953 alguns jovens patriotas liderados pelo jovem advogado Fidel Castro começaram-se a se organizar para promoverem a derrubada do regime ditatorial de Batista. Um dos seus primeiros atos foi a tentativa frustrada da tomada do quartel de Moncada, o segundo maior do país. Frustrada principalmente pela inexperiência do grupo, enfim foram todos capturados e presos, alguns executados.
Numa tentativa de tornar a opinião publica favorável o seu regime, Batista promoveu o julgamento dos lideres do movimento, entre eles Fidel Castro. Fidel, já se antecipando a provável condenação tomou para si a própria defesa e ai sim conseguiu da um duro golpe ideológico nas lideranças nacionais. Ao invés de defender-se, Fidel Castro denunciou os abusos cometidos pelo atual regime e atacou a entrega de seu país e seu povo aos nortes americanos, além de explicar toda onda revolucionária e o que ela pretendia. Mas seu julgamento ficaria famoso por seu encerramento: Fidel Castro já certo de sua condenação disse a seguinte frase, que posteriormente tornou-se o símbolo de sua revolução, “Condenem-me, mas a história me absolverá”.
Em uma nova tentativa de ganhar opinião publica e também achando que a onda revolucionária tinha se dissipado Batista promoveu uma anistia geral e condicional. Pondo dessa forma os lideres da revolução Mancada em liberdade. Estes por sua vez sabendo do risco que corriam em seu país, já que o serviço secreto americano andava em seus calcanhares, foram para o México e retomaram o processo revolucionário. Agora contavam com a ajuda dos outros partidos de seu país, o diretório revolucionário e o partido socialista popular, e do jovem médico e idealista argentino Ernesto “Che” Guevara, que daria um suporte ideológico a revolução.



O desembarque do Gramma

Em 1956, Fidel e seus companheiros retornaram a Cuba a bordo de uma pequena embarcação com um número contido de guerrilheiros, 82 no total, tentando usar o elemento surpresa a seu favor e a coordenação com os grupos revolucionários ainda existentes na ilha. Mas mais uma vez a falta entrosamento e algumas circunstâncias naturais fizeram que este novo plano fracassasse. Das 82 pessoas que desembarcaram na ilha em novembro de 1956 apenas 12 sobreviveram e se refugiaram em uma região montanhosa denominada Sierra Maestra, dando inicio assim ao combate aberto de guerrilhas.
Aos poucos a população, sobre tudo a rural, simpatizou-se com a revolução, já que os guerrilheiros agiam de forma diferente ao exército de Batista, estes entravam nas aldeias, roubavam, estupravam e queimavam. Fazendo surgir na população à visão heróica dos guerrilheiros, pois estes tratavam bem os camponeses e esclareciam os objetivos do movimento: acabar com a ditadura, fazer reforma agrária, impor respeito aos americanos em Cuba. Caindo assim nas graças do povo e fazendo-os pegar em armas a favor da revolução.
Depois de alguns anos Fulgêncio Batista, cercado e abandonado pelos Estados Unidos foge e se exila na Republica Dominicana, organizando de lar a contra revolução. Logo depois da passagem de ano novo os guerrilheiros barbudos entraram vitoriosos em Havana. Era a revolução de 59. Começava então a grande transformação.

Reformas ou revolução

O poder estava nas mãos de Fidel Castro e seus companheiros. E eles estavam dispostos a mostrar que queriam mudar mesmo as coisas.Para começar, fizeram uma reforma agrária radical.Todas as terras dos latifundiários foram expropriadas (tomadas pelo governo) e edistribuidas para as famílias camponesas pobres.Com isso, milhares de famílias de grandes proprietários pegaram todo o dinheiro que puderam e fugiram para a Flórida (EUA). Para eles, a revolução estava sendo um castigo.
O governo revolucionário decretou que os aluguéis deveriam ser reduzidos em 50%, os livros escolares e os remédios em 25%. Essas medidas eram justificadas assim: ”Ninguém possui o direito de enriquecer com as necessidades vitais do povo de ter moradia, educação e saúde”.
O governo revolucionário nacionalizou as principais empresas nos EUA localizadas em Cuba, isto é, as propriedades americanas foram tomadas pelo governo e passaram a pertencer ao Estado cubano. Fidel Castro alegava que os empresários estrangeiros ganharam muito dinheiro à custa de Cuba e que, portanto não podiam reclamar de nada.
Mas reclamaram. O governo dos EUA protestou contra Fidel e resolveu dar o troco. No ano de 1961, os EUA simplesmente não compraram nada de Cuba.Acontece que você se lembra de que a economia de Cuba estava totalmente ligada à dos EUA, para onde iam todas as exportações cubanas.Agora que os americanos estabeleciam o bloqueio econômico, Cuba não exportaria quase nada. O país estava a beira da falência! Era o preço que pagava por desafiar o poderoso vizinho!
Naquele momento, surgiu então a ajuda.Os países socialistas ofereceram-se para comprar o açúcar cubano.Mais ainda: pagariam um preço maior do que o oferecido pelo mercado internacional “imperialista”.
A amizade de Cuba com os paises socialistas foi a gota d’água que faltava para transbordar o copo de paciência dos EUA. Agora, viria a paulada.Em 1961, exilados cubanos, armados e treinados pela CIA e apoiados pelo presidente Kennedy, tentaram invadir Cuba pata derrubar Fidel Castro. Foi a Invasão da Baía dos Porcos. Por incrível que parece, saíram derrotados. Os invasores foram mortos ou feitos prisioneiros.Sem dúvida, uma das mais constrangedoras derrotas do presidente Kennedy.
Como resposta imediata, Fidel Castro declarou que iria tornar Cuba um país socialista!
De início, a Revolução de 59 não era socialista. O partido comunista até apoiou a guerrilha vitoriosa, mas Fidel não era comunista ainda.Sua primeira proposta era executar reformas radicais: contra o latifúndio e contra submissão da ilha aos EUA. Mas, para alguns analistas, as pressões norte-americanas empurram Fidel Castro para a URSS.
Em 1961, ele anunciou ao mundo que Cuba tinha se tornado um país socialista, aliado da União Soviética.Todas as principais empresas passaram a pertencer aos Estado. Era o fim dos milionários na ilha. A burguesia cubana e a classe média fugiram em peso para a Flórida, nos EUA. Para eles, Fidel Castro se tornara o inimigo número 1.



OLIC, Nélson Bacic. Geopolítica da América Latina. São Paulo: Moderna, 1992.
BRUIT, Héctor H. Revoluções na América Latina. São Paulo: Atual, 1988.
PRADO, Maria Ligia. A formação das nações latino-americanas. São Paulo: Atual, 1987.
SADER, Emir. Socialismo na América Latina. São Paul o: Atual, 1992.


sábado, 26 de abril de 2008

Não podiamos deixar de postar este artigo que nosso professor de produção textual nos presentiou, apesar de não sabermos a autoria desta obra de arte!

PENSAR CANSA, DÓI E ASSUSTA O INICIANTE

O pensar assusta pela independência e responsabilidade que dele nascem. É muito grande o número de pessoas que aceitam pensamentos prontos.

A atividade de pensar se parece com o exercício físico: cansa, dói e assusta o iniciante ainda não habituado aos efeitos. Mas, da mesma forma, com a perseverança, vêm os resultados: a saúde se beneficia, a agilidade se desenvolve, a capacidade para funcionar melhor aumenta. Porém, mais ainda do que a atividade física, o pensar assusta pela independência e responsabilidade que dele nascem. Por isso, é muito grande o número de pessoas que se esquivam de pensar por si mesmas e aceitam os pensamentos prontos.

Pensar é a atividade fundamental da busca da verdade e este é o ponto principal da questão. Existem duas formas de se chegar à verdade. A primeira é conquistá-la através da reflexão e do esforço do pensamento continuado. A segunda, mais fácil, é através da verdade revelada, ou seja, aquela que nos é fornecida pelos outros. A verdade revelada seduz porque dispensa o esforço e a dor necessários à atividade de pensar. Para ser atingida, basta se escolher uma fonte de informação e decretá-la como verdadeira.

Escolhido um mestre, um guia ou uma seita religiosa ou política, a pessoa toma como absolutamente verdadeiras todas as informações que recebe. Assim, pelo medo das conseqüências do pensar independente, muita gente abre mão do maior valor possuído pela humanidade – o direito e a responsabilidade de pensar por si mesmo.

sábado, 19 de abril de 2008

Estudar a História?! Para que e por quê?

Na mentalidade de muitas pessoas, o passado não importa muito, a única coisa que importa é o presente. Por conseqüência, estudar o passado então se demonstra uma tarefa inútil já que não se pode mudar o passado , ou tão pouco este interferir na nossa vida no presente.
Como algo que aconteceu á vários anos, décadas ou séculos pode interferir na nossa vida hoje? Seria impossível não é verdade?
Portanto, a História não serviria para muita coisa, a não ser nos encher de conhecimento histórico bobo, cujo único propósito seria o de matar nossa curiosidade acerca de como as coisas eram antigamente, sem de fato buscar esclarecer fatos de nosso passado ou nos ensinar algo importante sobre nós mesmos.
Nesta perspectiva estudar ou analisar a história se torna uma tarefa tão desagradável para muitas pessoas.
Todavia, a grande sacada da História, o verdadeiro "pulo do gato", que muitas pessoas não compreendem é que a História não estuda o passado para simplesmente conhecer como era o passado. A História é analisada e estudada com a idéia básica de que se compreendendo o passado, possamos compreender a nós mesmos no presente. Como chegamos ao que chegamos? Como somos o que somos? Por que somos deste jeito? isso não ocorreu de uma hora para outra, houve uma série de processos sociais, culturais, políticos e também econômicos, processos este que se estenderam através dos anos, outros através de séculos, ou até por milênios, que culminaram em aspectos do nosso presente.
Portanto a analise histórica se faz necessária para vários propósitos e fins. Compreender como fatos históricos influenciaram e criaram reflexos nas suas próprias épocas e em conseqüência disso ressoaram pelos séculos seguintes, demonstrando reflexos nos dias de hoje. Esta é uma das tarefas primordiais da História.


Sejam bem vindos

Vocês estão em um blog feito por gente simples, interessada em coisas simples cujos objetivos também o são, somos apenas um bando de caras que somente olha ao seu redor e vê que a sociedade está uma zona e busca tentar ajudar ou fazer alguma coisa. Este blog não é pretensioso a ponto de achar que poderá mudar o mundo ou mudar a mentalidade de alguém de uma hora para a outra, mesmo porque nem é o nosso objetivo. Nosso objetivo é simplesmente criar uma área onde seja possível debater de maneira simples os mais variados temas. Procurando assim, semear ou apenas auxiliar a se desenvolver um pensamento critico da sociedade e da juventude brasileira sobre determinadas questões do nosso país, que se arrastam por anos, décadas ou até séculos.
Por isso este blog tem uma tendência em especial para a discussão de assuntos relacionados as áreas humanas, contudo, como já foi dito antes, somos um bando de largados despretensioso, então não nos restringiremos a somente isso.
Obrigado por ainda estar lendo este trecho. Se você chegou até aqui é por que você realmente é uma pessoa que pode fazer a diferença.

América do Sul Contemporânea


Nota:
América do Sul Contemporânea

Nós sabemos que nos dias atuais a conjuntura dos países sul-americanos perpassam por
momentos conturbados de sua história contemporânea, haja vista, que desde a virada do milênio
alguns fatores corroboraram para que esta atual crise se expandisse se tornando notícias diárias
em todos os meios de comunicação.
Alguns desses países envoltos neste processo paradoxal da história latina se transformam
em verdadeiros “modelões” de critica para nosso “amado” sistema neo-liberal, temos então o
caso venezuelano que com o atual presidente Chaves vai caminhando para mais uma futura
intervenção norte-americana no que tange todos os seus enclinamentos desagradáveis à sociedade
capitalista neo-liberal.
Todos estes fatores não se limitam apenas a traços especulativos de uma radiografia
latina, apenas se mostram como um prato cheio para os meios de comunicação manipuladores e
alienadores das populações como o nosso caso brasileiro, onde já até podemos apontar vilões
como Chaves e outros que ao expor suas opiniões em defesa dos trabalhadores acabam sendo
caricaturados como chatos que não deram certo em suas vidas.
Contudo, não é desejo deste autor manifestar qualquer tipo defesa socialista, tão pouco
levantar bandeiras chavistas ou até castristas, apenas espero retirar algumas das películas dos
óculos da alienação que nossa sociedade neo-liberal nos concedeu ao passar dos nossos anos de
vida, fica então mais uma explanação, de mais uma pessoa, com mais um desejo de mudança,
para mais alguém.
Prof. Fagner Dantas