domingo, 27 de abril de 2008

Os vários periodos ditatoriais no Chile

Ditaduras no Chile

· Após a independência em 1818, o poder no Chile foi exercido por meios ditatoriais.

· No ano de 1891, em decorrência de divergências políticas, atuações reformistas,e conflitos entre facções políticas da elite, foi instalado no Chile uma República parlamentar, que duraria até 1925.

· Nos anos de 1920, ditaduras e reformismos predominaram nos governos chilenos.

· Até o final da Segunda Guerra Mundial destacaram-se no Chile governos de frente popular, que reunia liberais, comunistas e socialistas.

· Em 1947, com o início da Guerra Fria, o governo do presidente Gonzáles Videla, rompeu com a URSS, expulsou membros comunistas do congresso e baniu o partido comunista.

· Em 1952, os conservadores retornaram ao governo, vencendo eleições presidenciais. Foram derrotados em 1964 por Eduardo Frei, do Partido Democrata Cristão(PDC).

· No final dos anos 1960, os opositores de esquerda (comunistas, socialista, democratas) estavam reunidos na Frente de Ação Popular, enquanto o governo do PDC congregava o apoio dos grandes proprietários rurais e empresários urbanos.

· Nas eleições de 1970, os opositores formaram a União Popular e conseguiu eleger seu candidato à presidência, o socialista Salvador Allende. Suas iniciativas esbarraram nos interesses das poderosas elites nacionais, que apoiadas pelos Eua elas atuaram para desestabilizar o governo de Allende até a sua derrubada.

· Em 11 de setembro de 1973, o general Augusto Pinochet, depõe o presidente Salvador Allende, num violento golpe militar.

· O governo ditatorial de Pinochet, dissolveu os partidos políticos , implantando forte repressão, com tortura e assassinato aos opositores, tendo como resultado dessas ações milhares de mortes. O apoio norte-americano e inglês, aliada a política econômica neoliberal adotada por Pinochet, propiciou um elevado crescimento das taxas econômicas.

· Em 1980, Pinochet, através de um plebiscito conseguiu aprovar uma nova Constituição, que prolongava por dez anos o seu mandato. A popularidade de Pinochet se baseava na economia.

· A partir de 1983, no entanto, Pinochet começou a enfrentar as “jornadas de protesto”

· No dia 7 de setembro de 1986, o ditador escapou ileso de um atentado promovido pela Frente Patriótica Manuel Rodríguez (FPMR) .

· Diante do aumento da pressão o general foi obrigado a iniciar a transição para a democracia.Ainda tentado manter-se no poder, é realizado uma consulta popular em 1988, para se dizer se o povo ainda o queria no poder por mais dez anos. Porém ele é derrotado.

· No ano seguinte, seu candidato, Hernán Bucchi, perde as eleições presidenciais para o democrata cristão Patrício Aylwin .

Ditadura de Pinochet.

Com a eleição do primeiro presidente socialista no mundo ocidental, foi instalada uma preocupação principalmente por parte do EUA que em plena guerra fria, tinha receios de que o Chile se tornasse uma “nova Cuba” na América Latina.


Em 4 de setembro de 1970, Salvador Allende foi transformado no primeiro presidente socialista eleito no ocidente. Seu governo teve muitos altos e baixos, principalmente no lado econômico.Em seus dois primeiros dois anos , o governo Allende devido a nacionalização da economia e outras políticas proporcionou um aumento incrível da economia do país, o Chile durante os primeiros anos do governo de Allende teve taxas de crescimento econômica de 7 % ao ano.Devido a política de nacionalização da economia o governo Allende gerou uma alta insatisfação por parte da contrariada elite conservadora. Porém esse crescimento deu lugar a um período de grande caos econômico, e social devido em parte ao Movimiento de Izquirda Revolucionário (MIR) e pela extrema direita vinculada aos americanos, tal caos gerou os condicionantes ao futuro golpe.


Dada a situação de crise,em 23 de agosto de 1973 o General Carlos Prats se demite. O presidente Allende então designa Augusto Pinochet para o cargo de Comandante do Exercito, com o pensamento de que seria ajudado a reverter a situação de crise.Porém no dia 11 de setembro, apoiado por 60 mil homens das forças armadas e 30 mil carabineros(a policia chilena). O novo homem de confiança de Allende, cerca e bombardeia o Palácio de La Moneda sede do governo.Vista a situação de que fora traído e estava prestes a morrer o Presidente Allende faz um declaração no rádio e na televisão para todo o Chile, foi a ultima vez que foi visto vivo, pois, este suicidou-se no palácio de La Moneda com um tiro na cabeça.


Três dias após o golpe militar Pinochet,mandou fechar o Congresso. No dia 30 de setembro,anunciou que a presidência da junta militar seria exercida sucessivamente pelos comandante da Armada, da Força Aérea e dos carabineiros. Contudo meses depois Pinochet foi neutralizando a influência de seus companheiros de golpe até que assumiu com pulso firme o governo. Em 20 de junho de 1974, autoproclamou-se chefe supremo da nação e, em 16 de dezembro, publicou um decreto que o transformou em presidente.


Para assegurar o poder Pinochet dissolveu os partidos políticos,estabeleceu a censura e instalou a carnificina.Em 15 de junho de 1974, foi ordenada a matança com a criação da Direção de Inteligência Nacional(DINA), a policia política encarregada de combater a subversão. Resultado das ações da Dina foram milhares de mortos. No intuito de levar a caçada aos partidários allendistas e comunistas a outros a paises ,Pinochet cria uma ligação com outros governos militares vizinhos para eliminar os ativistas de esquerda.União essa entre as ditaduras militares na América conheçida como “Operação Condor”.


Em 1980,a partir de um plebiscito,Pinochet consegue aprovar um nova Constituição na qual prolongaria por mais dez anos se mandato.Esse apoio popular se baseou no lado econômico, pois devido a sua política neoliberal , e também devido ao apoio norte americano, Pinochet conseguiu um crescimento de 7% ao ano no Chile.


A partir de 1983 o ditador se viu diante de uma onde de protestos,movimentos revolucionários de libertação,atentados. Em 1986 o ditador escapa ileso de um atentado realizado pelo Movimento de Esquerda Revolucionário, diante da pressão o ditador é obrigado a iniciar a transição para a democracia, mas não sem antes tentar ainda manter-se no poder, em 1988 é realizado uma consulta popular, no intuito de se escolher se o povo chileno iria querer que Pinochet ficasse como presidente por mais dez anos, Pinochet é derrotado. No ano de 1989 o candidato apoiado por Pinochet Hernán Bucchi é derrotado nas eleições presidenciais para o democrata cristão Patricio Aylwin.
Mesmo fora da presidência Pinochet não largou o poder,continuou como comandante do exército,e mesmo com vários processos contra ele, realizados pelos governos posteriores ao seu ,ele não foi condenado pelos seus crimes durante o seu período de ditador, pois, foi muitas vezes resguardado por leis e decretos que ele mesmo havia criado. O ditador ainda hoje é processado por vários crimes, mas ainda não foi condenado pois seus advogados alegam a sua demência.

Um comentário:

Anônimo disse...

eu queria saber os exemplos de governos ditatoriais!!
exemplos de governos democraticos
exemplos de governos republicanos
exemplos de governospresidencialistas
com açoes que justifica sua classificação!!