sábado, 26 de abril de 2008

Não podiamos deixar de postar este artigo que nosso professor de produção textual nos presentiou, apesar de não sabermos a autoria desta obra de arte!

PENSAR CANSA, DÓI E ASSUSTA O INICIANTE

O pensar assusta pela independência e responsabilidade que dele nascem. É muito grande o número de pessoas que aceitam pensamentos prontos.

A atividade de pensar se parece com o exercício físico: cansa, dói e assusta o iniciante ainda não habituado aos efeitos. Mas, da mesma forma, com a perseverança, vêm os resultados: a saúde se beneficia, a agilidade se desenvolve, a capacidade para funcionar melhor aumenta. Porém, mais ainda do que a atividade física, o pensar assusta pela independência e responsabilidade que dele nascem. Por isso, é muito grande o número de pessoas que se esquivam de pensar por si mesmas e aceitam os pensamentos prontos.

Pensar é a atividade fundamental da busca da verdade e este é o ponto principal da questão. Existem duas formas de se chegar à verdade. A primeira é conquistá-la através da reflexão e do esforço do pensamento continuado. A segunda, mais fácil, é através da verdade revelada, ou seja, aquela que nos é fornecida pelos outros. A verdade revelada seduz porque dispensa o esforço e a dor necessários à atividade de pensar. Para ser atingida, basta se escolher uma fonte de informação e decretá-la como verdadeira.

Escolhido um mestre, um guia ou uma seita religiosa ou política, a pessoa toma como absolutamente verdadeiras todas as informações que recebe. Assim, pelo medo das conseqüências do pensar independente, muita gente abre mão do maior valor possuído pela humanidade – o direito e a responsabilidade de pensar por si mesmo.

Um comentário:

Anônimo disse...

é camarada pensar por si só cansa...
por isso tem muita gente que desiste e se contenta com que os outros lhe dizem ser a verdade... e é ai que mora o perigo.
Esta é uma caracteristica bem expressiva da nossa sociedade atual... todo mundo se contenta com que a já consolidada midia expõe e aceita aquilo como verdade.. e com isso deixa-se ser iludido.