sábado, 19 de abril de 2008

Estudar a História?! Para que e por quê?

Na mentalidade de muitas pessoas, o passado não importa muito, a única coisa que importa é o presente. Por conseqüência, estudar o passado então se demonstra uma tarefa inútil já que não se pode mudar o passado , ou tão pouco este interferir na nossa vida no presente.
Como algo que aconteceu á vários anos, décadas ou séculos pode interferir na nossa vida hoje? Seria impossível não é verdade?
Portanto, a História não serviria para muita coisa, a não ser nos encher de conhecimento histórico bobo, cujo único propósito seria o de matar nossa curiosidade acerca de como as coisas eram antigamente, sem de fato buscar esclarecer fatos de nosso passado ou nos ensinar algo importante sobre nós mesmos.
Nesta perspectiva estudar ou analisar a história se torna uma tarefa tão desagradável para muitas pessoas.
Todavia, a grande sacada da História, o verdadeiro "pulo do gato", que muitas pessoas não compreendem é que a História não estuda o passado para simplesmente conhecer como era o passado. A História é analisada e estudada com a idéia básica de que se compreendendo o passado, possamos compreender a nós mesmos no presente. Como chegamos ao que chegamos? Como somos o que somos? Por que somos deste jeito? isso não ocorreu de uma hora para outra, houve uma série de processos sociais, culturais, políticos e também econômicos, processos este que se estenderam através dos anos, outros através de séculos, ou até por milênios, que culminaram em aspectos do nosso presente.
Portanto a analise histórica se faz necessária para vários propósitos e fins. Compreender como fatos históricos influenciaram e criaram reflexos nas suas próprias épocas e em conseqüência disso ressoaram pelos séculos seguintes, demonstrando reflexos nos dias de hoje. Esta é uma das tarefas primordiais da História.


3 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom, o artigo mostra bem o sentido da História para nossas vidas, não o de curiosidade pelo passado mas o de se entender todos os processos históricos acompanhando as transformações das sociedades!!!

Anônimo disse...

De acordo com fagner (2008), mostra o verdadeiro sentido, as pessoas esquecem de como surgiu grandes acontecimentos ou até o surgimentos de grandes idéias...

Anônimo disse...

e com isso sem entender (ou sem se interessar em entender) como as grandes transformações pelas quais a sociedade humana passou através de séculos não consegue compreender como a sua propria sociedade é como é. Ou seja, sem entende ra importancia destes acontecimentos tanto os grandes quanto os pequenos vc dificilmente compreenderia como/ porque sua vida está e é desse jeito.