sábado, 7 de junho de 2008

6 DE JUNHO DE 1944, O DIA QUE MUDOU A HISTÓRIA


6 DE JUNHO DE 1944, O DIA QUE MUDOU A HISTÓRIA

No dia 6 de junho de 1944, a expressão “Dia D”, que já era conhecia no meio militar, ganhou um novo significado que ficou para a história denominando o que considero como a maior e mais ambiciosa batalha da Segunda Grande Guerra, a Operação Overlord.
Esta operação ficou marcada como o maior assalto anfíbio da história, inaugurando a fase conclusiva da guerra, se iniciou então uma segunda frente ofensiva em busca da libertação da Europa, já tomada em parte pela Alemanha Nazista de Hitler.
Contudo, foi com a invasão alemã a França que Hitler teve seu grande triunfo ampliando ainda mais seu território. Isto fez com que o primeiro ministro inglês Winston Churchill se preocupasse mais com a investida alemã, buscando assim uma articulação tanto com Stalin quanto com Roosevelt, que já vinha prestando ajuda de todos os modos a Grã-Bretanha.
Para a Operação Overlord, fora elaborada uma Grande Aliança, também chamada de Estranha Aliança pelas diferenças e desconfianças que marcavam as três nações aliadas: EUA, Inglaterra, Canadá mais a URSS. Esta Estranha Aliança caracteriza o “Dia D” como o único marco na história que pode reunir ainda que temporariamente capitalismo e comunismo em uma mesma operação militar.
Comandados pelo General Dwight David Eisenhower, as tropas aliadas formadas pelas forças armadas dos EUA, Inglaterra e Canadá, desembarcaram em cinco praias na Normandia, denominadas pelos aliados como Utah, Omaha, Gold, Juno e Sword à noroeste da França, nas quais encontraram diferentes níveis de dificuldade. O local escolhido e o tempo pegaram os alemães de surpresa, porém em Omaha, as tropas da Wehrmacht (Forças Armadas Alemães), já estavam por trás da grande Muralha do Atlântico, onde ofereciam uma maior resistência, causando um congestionamento de anfíbios na praia dificultando o movimento de manobra.
Mesmo com a estimativa de 10.000 baixas aliadas e 9.000 alemães, só no “Dia D” quase 175.000 soldados aliados haviam entrado na Normandia, daí por diante, acontecera uma invasão nunca vista antes que praticamente junto com a primeira frente russa definiu a Guerra, já não havia como o Eixo reverter à situação, o “Dia D” tinha obtido o sucesso e por sua vez, o famoso dia 6 de junho de 1944, ficara para a história como a maior operação de guerra até então realizada.
Na terça feira dia 6 de junho de 1944, teve início a faze conclusiva da Segunda Grande Guerra, durante a guerra, as praias normandas foram o portão de entrada para aproximadamente 3,5 milhões de soldados aliados, que desembarcavam a bordo de 1,2 mil navios de guerra, 1,6 mil navios mercantes, 13 mil aviões e 4 mil veículos de assalto, todos administrados pelo Comandante Supremo da Força Expedicionária Aliada, general Dwight David Eisenhower.
Por fim, a partir desta grande batalha, podemos entender através de uma análise crítica à vocação boçal do homem de produzir meios para sua própria destruição, fica ilustrado na grandiosidade da Operação Overlord todo o “poderio boçal bélico” que o homem pode produzir em apenas um dia. O “Dia D”, foi o álamo, a batalha mais ambiciosa da Segunda Grande Guerra, assim, o dia 6 de junho de 1944 entrara para a história.

Fagner Dantas

2 comentários:

Anônimo disse...

esse dia esta ate no jogo medalha de honra alied assalt..
foi na praia de omaha, on deos alemoes tinham a maior resistencia...
morreu muita gente aliada...
mas essa fase é super dificil...
mas eu passei...

Anônimo disse...

n foi nem de perto a batalha mais importante oeieoeioeoe
ja ta na hora de acaba com esse mito q de os ingleses/americanos q salvaram o mundo com o dia D..
a maior parte da wehrmacht estava no front leste sem fala q se tivesse o 15exercito os aliados tomaria um pau no dia D..
o dia D foi importante sim mas todo mundo q estuda 2guerra sabe q stalingrado ou kursk ou ate a batalha de moscou q por poco os alemaes n conseguiram foram mais importantes ;)
se hitler tivesse atacado as bases da RAF em 1940 a inglaterra tava fodida a alemanha ia ter sua força aerea livre pra atacar na russia entao o final ja sabemos neh?
russia provavelmente conquistada em 41 lembrando q na batalha de moscou os alemaes ficaram uns 20km de moscou nas portas de moscou :X
HITLER perdeu a guerra pra ele msm ainda bem neh rsrsrsrs
mas enquanto os russos se fodiam (desculpe a palavra)com a maior parte da wehrmacht os americanos/ingleses brincavam com as sobras dela ..
n to tirando os meritos afinal se n fosse os americanos ajudando com suprimentos pros russos e etc a russia ia ter q ralar mais ainda ;)